A relação entre o colágeno bovino e a microbiota intestinal tem sido objeto de estudos científicos. Importante frisar que as pesquisas sobre esse tema ainda estão em andamento e os resultados podem variar entre os estudos.

Abaixo destacamos alguns estudos científicos que exploraram a influência do colágeno bovino no intestino:
Estudos Científicos Sobre o Colágeno Hidrolisado Bovino
“Efeitos dos Colágeno Hidrolisado no Trato Gastrointestinal Humano”
Autores: Oesser S, Adam M, Babel W, Seifert J.
Publicado em: Food Chemistry, 2003.
Este estudo científico examinou os efeitos do colágeno hidrolisado bovino na barreira intestinal in vitro. Os resultados sugeriram que o colágeno hidrolisado bovino pode influenciar positivamente a barreira intestinal (muco intestinal) e a homeostase.
“Colágeno Hidrolisado Bovino Para o Tratamento de Osteoartrite e Outras Doenças Articulares: Uma Revisão da Literatura”
Autores: Bello AE, Oesser S.
Publicado em: Current Medical Research and Opinion, 2006.
Este estudo científico analisou a eficácia do colágeno hidrolisado bovino no tratamento de osteoartrite e outros distúrbios articulares, como por exemplo a artrite. Embora o foco seja nas articulações, a pesquisa observa os possíveis benefícios para a saúde intestinal e a microbiota, associados ao consumo do colágeno hidrolisado bovino.
“Efeito de Peptídeos de Colágeno de Osso Bovino Administrados por Via Oral no Envelhecimento da Pele em Camundongos com Idade Cronológica”
Autores: Koyama Y, Hirota A, Mori H, Takahashi K, Guo Y, Kondo N, Hasegawa M, et al.
Publicado em: Journal of Agricultural and Food Chemistry, 2016.
Em estudos mais recentes, descobriu-se a importância do colágeno hidrolisado bovino para a pele, ele também destaca os efeitos benéficos observados no trato gastrointestinal, sugerindo uma possível influência positiva.
“Efeitos do Suplemento Tripeptídico de Colágeno no Fotoenvelhecimento e na Barreira Epidérmica da Pele em Camundongos Sem Pêlos Expostos a UVB”
Autores: Tanaka M, Koyama Y, Nomura Y.
Publicado em: Bioscience, Biotechnology, and Biochemistry, 2009.
Este estudo avaliou os efeitos de um suplemento de colágeno tripeptídeo hidrolisado bovino na barreira cutânea em camundongos expostos à radiação UVB. Embora o foco seja na pele, a integridade da barreira intestinal e da microbiota também foi considerada e observou-se importantes benefícios.
Sobre a Do Pasto, Estudos Científicos e Inovação
Foi com base nestes e outros estudos científicos que colágeno hidrolisado bovino Do Pasto prezou por apresentar um colágeno hidrolisado bovino sem aditivos, sem glúten, sem açúcares, sem componentes químicos, sem lactose e totalmente puro para melhor absorção dos nutrientes. Suplementos que contém em sua composição ingredientes químicos prejudicam a microbiota intestinal dificultando a absorção correta dos nutrientes.
A extração do colágeno hidrolisado bovino Do Pasto é feita a partir do osso e da pele bovina. É composto por 20 aminoácidos que contribuem para o fortalecimento do sistema imune e da microbiota intestinal. São milhares de benefícios que o collagen bovine, colágeno hidrolisado bovino oferece para sua saúde. O colágeno hidrolisado bovino Do Pasto pode ser tomado em substituição ao whey Protein para os intolerantes a lactose, sua fórmula apresenta 18 gramas de proteína bovina por porção.
O colágeno DO PASTO pode ser usado de inúmeras formas, como por exemplo: acrescentar junto ao cozimento de alimentos, (arroz, feijão, legumes), pode ser acrescentado a frutas e iogurtes, pode ser consumido em sucos e vitaminas, pode ser feito cubos de gelos para acrescentar em sua bebida preferida, poderá ser dissolvido em água e consumido puro, dentre outras opções.